terça-feira, 29 de agosto de 2017

A Europa Moderna: As grandes navegações

A Europa Moderna : As grandes navegações
Durante os séculos XV e XVI, o mundo vivia uma espécie de transição do modelo de organização feudal para o que viria a ser, futuramente, o capitalismo. O renascimento comercial provocado pelas Cruzadas, a ascensão de uma burguesia forte e a criação dos Estados Nacionais foram fatores decisivos para a expansão marítimo-comercial europeia.
De fato, o comércio dos artigos de luxo despertava grandemente o interesse dos burgueses. A escassez de ouro e outros metais preciosos preocupava os reis e, além disso, como os turcos-otomanos haviam assumido o controle do porto de Constantinopla em 1453, surgia a necessidade de se encontrar um novo caminho para o Oriente. Todos esses aspectos resultaram em um período de buscas intensivas das potências europeias atrás de riqueza e novas rotas comerciais pelo globo terrestre, o qual é denominado Era das Grandes Navegações.
De fato, toda a Europa passou a se aventurar na realização dessas enormes expedições marítimas, com destaque para Portugal e Espanha. O pioneirismo dos portugueses pode ser explicado pelo fato de terem formado o primeiro Estado moderno europeu. Já a Espanha entrou na corrida da expansão marítima um pouco depois, uma vez estava bastante envolvida com a reconquista da Península Ibérica.
As Grandes Navegações resultaram em significativas mudanças econômicas, políticas e até mesmo ideológicas em toda a Europa. De fato, as atividades comerciais se aprofundaram grandemente e os países banhados pelo Atlântico passaram a desfrutar de uma posição estratégica. Logicamente, a expansão marítima resultou na descoberta de diversos novos territórios, como o continente americano, por exemplo. Além disso, também é possível dizer que o pensamento do homem da época se tornou mais racional, haja vista que as diversas lendas e contos mitológicos que permeavam seu pensamento a respeito do desconhecido acabaram se mostrando sem fundamento.
Curiosidades
1. Escola de Sagres (Portugal): realizados os primeiros estudos e projetos de viagens pelo Oceano Atlântico. Foram aprimoradas embarcações como a caravela e aperfeiçoados os instrumentos náuticos necessários a longas viagens.

2. Viajantes: Numa navegação viajavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão.

3.Caravelas: eram grandes embarcações feitas de madeira. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas, geralmente retangulares. Possuíam também canhões para combates.

4. Especiarias: Nos porões das caravelas, comerciantes transportavam toneladas de mercadorias das Índias para a Europa, obtendo fabulosos lucros: pimenta, gengibre,noz moscada, açafrão, cravo,canela e seda.

5. Viagem: Na longa solidão dos mares, as viagens eram intermináveis e tediosas. O jogo de cartas era uma das poucas atividades de lazer a bordo, apesar de malvisto pelos padres.

6. Doenças: A vida nos navios que partiam para as viagens oceânicas era muito dura. As pessoas espremiam-se em pequenos espaços e enfrentavam os perigos dos mares desconhecidos e padeciam de doenças e de falta de higiene.

7. Religião. Os viajantes eram muitos religiosos e supersticiosos. Durante a viagem os padres organizavam as orações nos navios.

8. Tempos: As viagens oceânicas duravam de meses até anos, dependendo do percurso e das condições climáticas.

9. Escravos: As viagens ultramarinas servirão de transportes para trazer escravos negros da África para a América, novas terras dos europeus.

10. Alimentos: Havia permissão para o embarque de galinhas, cabritos e porcos, mas geralmente consumidos nos primeiros dias. Depois a principal comida era o biscoito, feito de farinha e trigo e centeio. A população sentia muito a falta de alimentos frescos


11. Tratado de Tordesilhas:  Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha para dividir as terras encontradas (Novo Mundo) entre estes dois reinos europeus.


12. Viagem de Circunavegação: Viagem em volta da terra. Primeira viagem feita por Fernão de Magalhães em 1519. Ficou provado que a terra era redonda. 





Imagens:

Imagem inline 1





Imagem inline 2


Vídeo:






Bibliografias:


https://historiandonanet07.files.wordpress.com /2010/11/mapa-mundi-antigo.jpg link da 2 imagem link da http://www.portaldovestibulando.com/2015/01/grandes-navegacoes-expansao-maritima.html 1 imagem lin da 3 imagem e do texto http://www.historiadetudo.com/wp-content/uploads/2015/03/ grandes-navegacoes-1.jpg



Postado por: Maria Eduarda e Thaísa Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão das fronteiras da Colônia portuguesa No século XVII existiam limites territoriais onde ainda não estavam bem estabelecidos...