domingo, 30 de abril de 2017

A EXPANSÃO DO ISLÃ

                                     A EXPANSÃO DO ISLÃ

Maomé e seus seguidores criaram o Estado muçulmano,de governo teocrático, que se expandiu por meio de conquistas militares.Após a morte de Maomé em 632, a chefia do Estado árabe ficou nas mãos dos califas, chefes políticos, religiosos e militares.Esses novos chefes conduziam os árabes a Guerra Santa e, com isso,formaram um grande império.

Várias foram as motivações dessa expansão: a busca por terras férteis,o interesse na ampliação das atividades comerciais e as Guerras Santas (djihad) contra infiéis,aqueles que não seguiam o Islã.

                                              FASES DA EXPANSÃO

Primeira fase (632-661):Os árabes gradativamente conquistaram a Síria, o Egito, a Palestina e a Pérsia, realizados pelos califas eleitos depois de Maomé.

Segunda fase (661-750):No século VII, sob a dinastia dos califas Omíadas,rapidamente atingiram todo o norte da África e no início do século VII, atravessam o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica. Ao tentarem entrar na França, foram detidos por Carlos Martel,na famosa Batalha de Poitiers (732).Nesse mesmo período, alcançaram o Turquestão ,o Irã,levando as fronteiras até a Índia, onde foram detidos pelos exércitos chineses.

Terceira fase (750-1258):Período da dinastia dos califas Abássidas, marcado pela ascensão dos persas ao mundo islâmico.


                                                      CURIOSIDADES

Após o califado de Ali, os demais governantes são opositores de seu governo, oriundo da dinastia dos Omíadas,fundada pelo governador da Síria.Tal dinastia, reinou de 661 a 750,teve como capital Damasco e inseriu transformações radicais no legado de Maomé, transformando monarquia de cunho sacerdotal e patriarcal em monarquia leiga e nacional, de tal forma que tornou-se centralizada e hereditária.
Dessa forma, a expansão Islâmica alcançou pontos extremos, desde o Rio Indo até a Espanha, cruzando o Gibraltar em 711, sob o domínio de Tarik, que derrotou os visigodos e cruzou os Pinineus. Foi derrotado por Carlos Martel na batalha de Poitiers, em 732, ao tentar dominar o reino dos francos. Tal vitória foi decisiva para conter o avanço dos árabes sobre os domínios cristãos a oeste. Já a leste, o islamismo também foi contido, na Ásia Menor pelo Imperador Leão III,muito embora tenha havido grandes perdas territoriais para o Império Bizantino, com a expansão Omíada.
As campanhas militares levaram a religião muçulmana por uma enorme extensão territorial,que ia desde a Ásia até a Europa Ocidental.

                                                         IMAGENS








                                                                         VÍDEO



                                                                    LINKS
                                                                


http://cap-historia-21c.blogspot.com.br/2014/04/mapas-expansao-do-islamismo.html



Postado por: Isabela Meneguci Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão das fronteiras da Colônia portuguesa No século XVII existiam limites territoriais onde ainda não estavam bem estabelecidos...