segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A Europa Medieval:O Renascimento

  A EUROPA MEDIEVALO RENASCIMENTO


O Renascimento foi um período de mudanças culturais que aconteceram entre o século XII e o século XVII. Foi o primeiro movimento cultural motivado pela burguesia e teve seu início na Europa, na região de Florença, na Itália e, posteriormente, passou por Alemanha, Inglaterra e países baixos.
É também chamado de Maneirismo, que seria o renascimento em todos os países, fora a Itália. Apesar de ter grande importância nas áreas de música, literatura e no campo das artes em geral, o período estava ligado a outras áreas como a expansão marítima ou o absolutismo político e a reforma religiosa.
 O Renascimento foi o movimento que sucedeu o que costuma se chamar de “idade das trevas”. Esse era o período da Idade Média que, por dominância da igreja, várias áreas científicas foram proibidas de serem pesquisadas. Depois dessa época, o Renascimento se propôs a ser um movimento, na teoria laico (sem ligação com uma entidade religiosa exclusivamente), mas na prática acabou sendo mais influenciada pela igreja católica do que qualquer outra.
Sua essência era o humanismo (dar mais importância à figura humana que a qualquer outra) além de outros valores tipicamente burgueses, como o: otimismo, individualismo, hedonismo, antropocentrismo e racionalismo. Era racional e prezava a lógica e a valorização dos clássicos. Resgatou vários princípios clássicos como as características da arte grega.
 Especialmente na Itália, berço do Renascimento, houve um movimento de pessoas que decidiam patrocinar artistas. Pesquisadores iam em busca de autopromoção e também em busca de uma boa resposta cultural e financeira.



                                          CURIOSIDADES SOBRE O RENASCIMENTO
-Muitos renascentistas (ricos) acreditavam no ideal hedonista, isto é, de que a felicidade estava nos prazeres do corpo e do espírito. Em algumas casas de burgueses, havia reuniões com todo mundo nu (homens e mulheres), tomando banho em fontes, ouvindo instrumentistas, comendo, bebendo, etc...

-Se na idade média os jovens não escolhiam com quem iriam se casar, no renascimento essa visão vai dando lugar ao individualismo, e os jovens burgueses começam a ver o amor como resultado da escolha de duas pessoas. O casamento passa então a respeitar as preferências de cada um.

-Na matemática, o italiano Cardano criou os números negativos (-1, -2, etc.)

-Foi no renascimento que os comerciantes, navegadores e sábios europeus passaram a usar os algarismos arábicos.

-Os artistas renascentistas achavam que tudo o que era bonito tinha formas geométricas precisas e equilibradas, por isso, a arte renascentista era serena, proporcional e baseada em figuras geométricas, como a esfera, o cubo, o triângulo e a pirâmide, por exemplo.




                          IMAGENS SOBRE O RENASCIMENTORenascimento


Renascimento




                   VÍDEO SOBRE O RENASCIMENTO




Área de anexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A expansão das fronteiras da Colônia portuguesa No século XVII existiam limites territoriais onde ainda não estavam bem estabelecidos...